Fundador — Victor Pinchuk

Victor Pinchuk"A arte, liberdade e criatividade vai mudar a sociedade mais rápido do que política,"
Victor Pinchuk é um dos empresários mais bem sucedidos da Ucrânia. O seu papel na solução das quistões cívicas, internacionais, participação nas organizações filantrópicas fez dele um líder na crescente interação da Ucrânia com Europa e mundo.
Nascido em Kiev, em 1960, graduou-se com honras do Instituto Metalúrgico de Dnipropetrovsk em 1983 e formou-se PhD em 1987, antes de iniciar sua carreira como engenheiro de pesquisa na produção de tubos.
Em 1990, ele fundou companhia"Interpipe" com base em suas inovações patenteadas naesfera das tecnologias de projetação e produção dos tubos, que foram adotados com sucesso pelas principais fábricas metalúrgicas na ex-URSS. Em 2006, ele fundou "Eastone" Ltd., uma companhia internacional de consultoria e de investimentos, cuja carteira dos activos é composta por mais de 20 empresas e projetos de grande escala, incluindo "Interpipe" e ativos de mídia na Ucrânia e internacionalmente.
Sr. Pinchuk serviu dois mandatos como membro eleito do Parlamento ucraniano, desde 1998 até 2006. Em 2003, ele decidiu se aposentar da política para se concentrar em seu negócio e atividades filantrópicas.
Por mais de 12 anos o Sr. Pinchuk tem vindo a desenvolver e apoiar uma série de projetos filantrópicos na Ucrânia. Em 2006, ele consolidou essas atividades sob a Fundação Victor Pinchuk, tornando-se a maior fundação filantrópica privada ucraniana, conhecida pela execução dos projectos em áreas importantes para o desenvolvimento social.
Em setembro de 2006, Victor Pinchuk fundou a PinchukArtCentre, um dos maiores centros de arte contemporânea na Europa Oriental. Mr. Pinchuk é um grande colecionador de arte contemporânea.
Victor Pinchuk foi listado como um dos "2010 TIME 100 - Pessoas Mais Influentes do Mundo" na revista "Time", publicada em 29 de abril de 2010. Sr. Victor Pinchuk foi destacado na categoria "Pensadores", entre os pensadores mais influentes do mundo - juntamente com o fundador da "Apple" Steve Jobs, Ministro Mentor de Cingapura Lee Kuan Yew, recém-nomeado membro do EUA Supremo Tribunal de Justiça Sonia Sotomayor e designer Zaha Hadid. Ele ficou em № 1 no ranking dos promotores da Ucrânia no mundo pelo Instituto de Política Mundial.
Em 2012, a revista "ARTnews" inclui Victor Pinchuk em "The Top Coletores ARTnews 200" lista (cada ano, desde 2008) e na lista das 100 pessoas mais influentes no mundo da arte, de acordo com a versão da revista "ArtReview" ("ArtReview: 2012 Power 100"). Pinchuk aparece na lista pela quinta vez: em 2008, ele foi classificado em 67, em 2009 - 53, em 2010 – 37, em 2011- 35, em 2012 – 32, em 2013 – 38º lugar.
Victor Pinchuk foi presenteado com o Prêmio Europeu de Trebbia para suporte das artes e da cultura em 2011. Em março de 2013, ele recebeu das mãos Aurélie Filippetti, o ministro da Cultura e Comunicação da França, a insígnia de Cavaleiro da Ordemdas Artes e das Letras ("Ordre des Arts et des Lettres").
Em 19 de fevereiro de 2013 o Sr. Pinchuk comprometeu-se em dar metade ou mais da propria fortuna durante a sua vida e depois para as causas e projectos filantrópicos, juntando-se a Giving Pledge (Promessa Dando) , uma iniciativa filantrópica fundada em 2010 por Bill Gates e Warren Buffett.